1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Regras de negócio sempre são relacionadas à validação?

Discussion in 'Technology' started by Leonardo, Oct 8, 2018.

1. Leonardo

Leonardo Guest

Desde que comecei a estudar orientação a objetos ouço muito sobre as regras de negócio. Basicamente, pelo que entendi até hoje, um objeto deve ter métodos encapsulado as regras de negócio e a modificação do seu estado deve ser feita através desses métodos e não através de acesso direto à seus atributos. Pelo que eu percebi existe tanta ênfase nisso que um objeto sem métodos é até chamado de anêmico.

O problema maior é que eu até hoje não entendi muito bem o que são realmente essas regras de negócio. Todos os exemplos que eu vi, as regras de negócio tem a ver com validação. Um desses exemplos é uma classe Usuario representando um usuário de um sistema, e as regras de negócio impostas no exemplo tem a ver com validações dos dados (garantir que sejam informados dados requeridos, garantir que o e-mail seja um e-mail válido, etc).

Outro exemplo muito usado é de sistema bancário e aí as regras de negócio são outra vez validações: por exemplo verificar se o saldo da conta é suficiente pra fazer um saque e etc. Dessa forma parece que as regras de negócio sempre são validações pra verificar se certa operação pode ou não ser realizada ou verificar se os dados informados são realmente consistentes.

Essa impressão está correta? As tais regras de negócio sempre tem a ver com validações? Se não, o que realmente são as regras de negócio?

Login To add answer/comment

Share This Page